Seja um dev melhor: Assuma os seus erros afinal ninguém é perfeito

Posted on March 19, 2025 by Bruno G. Ciccarino

Esse vai ser mais um de uma série de blog posts que estou fazendo sobre o livro “the pragmatic programmer” que comecei a ler recentemente, esse é um dos “livros currículos”, aqueles livros que são obrigatórios para ter uma boa visão de como ser um bom programador.

E logo no início do livro “the pragmatic programmer” havia um tópico sobre se responsabilizar pelas suas ações, seus erros. Esse tópico me chamou bastante a atenção, e é algo que falta bastante na bolha tech ultimamente.

Esse tópico falava sobre não dar desculpas, dar soluções, por exemplo: se aconteceu algo com a sua codebase, e você não a estava versionando ou fazendo backups para ela a culpa é inteiramente sua, se havia algum risco que poderia atrasar ou arruinar o seu trabalho, você o ponderou e assumiu, cabe a você resolver.

Não culpe alguém ou algo, e muito menos invente uma desculpa. Não ponha a culpa nos universitários, a linguagem de programação, os gerentes e a sua equipe, mesmo que eles tenham uma parcela de culpa. Cabe a você, como desenvolvedor, fornecer as soluções e não desculpas.

Nesse mesmo tópico se fala em antes mesmo de abordar alguém para dizer por que algo não pode ser feito, esta – atrasado ou danificado, pare ali mesmo e se escute, se ponha no lugar da outra pessoa e veja se você parece estúpido ou convincente, como vai soar para o seu chefe?

Não fale que não pode ser feito, fale o que pode ser feito para salvar a situação, precisamos dar downgrade nas dependências. Precisamos descartar os últimos commits? Explique o valor da refatoração ou explique a ele que você precisa de mais tempo para criar um protótipo e determinar a melhor forma de proceder. Não tenha medo de admitir ou pedir ajuda!

Tente se ver livre das desculpas esfarrapadas antes de as pronunciar em voz alta, se escute primeiro, pense em como você reage quando alguém como um caixa de mercado te dá uma desculpa esfarrapada e o que você pensaria dele e da empresa dele em decorrência disso.

Mesmo tendo sido escrito há mais de 20 anos, vemos o quão atual é isso, o quanto precisamos melhorar por dentro para poder evoluir a esse ponto, o que precisamos fazer para evoluir? O primeiro passo é parar de dar desculpas e dar soluções, o próximo passo é assumir a responsabilidade pelas suas proprias cagadas.